Passe

O QUE É O PASSE?  

     O Passe, à luz da Doutrina Espírita, é uma transmissão de energias fluídicas de uma pessoa – conhecida como médium passista –  a outra pessoa que as recebe, em clima de prece, com a assistência dos Espíritos Superiores. ( Orientação ao Centro Espírita).

     É a doação ou esforço de transmitir, para um outro indivíduo, energias magnéticas, próprias ou de um Espírito, a fim de socorrer-lhe a carência física e ou mental, que decorre da falta dessa energia.  (Salvador Gentile, livro: O Passe Magnético).

QUAIS OS FATORES QUE SÃO IMPORTANTES PARA QUE O PASSE TENHA UM RESULTADO POSITIVO:

1-  As qualidades radiantes do agente doador. (trabalhador qualificado, que estudou e se preparou para esse trabalho de amor).

2- Merecimento.   (Lei de Ação e Reação).

3- Receptividade do paciente.  É a parte que cabe a cada um dos que vem buscar esse recurso na Casa Espírita.  Quando entramos na Casa Espírita para assistir uma palestra, somos recebidos pela equipe espiritual desta Casa. Ali sentados, enquanto ouvimos a palestra, eles nos analisam para conhecerem as nossas necessidades e como poderão nos auxiliar. Muitos de nós viemos acompanhados de obsessores. Aqueles que estão endurecidos, impermeáveis a qualquer tipo de mudança, permanecem do lado de fora, por causa das defesas espirituais da Casa. Alguns entram conosco, os que estão ligados a nós por afinidades. Ligam-se a nós nas paixões inferiores, seja de – ordem física – sexo desregrado, bebida, drogas, fumo,  seja de – ordem moral – maledicência, inveja, ciúme, ódio, desejo de vingança, que são sentimentos que dão abertura para que eles nos acompanhem. É permitido a entrada desses obsessores para que eles também aprendam e  se melhorem.

                                       EXISTEM TRÊS TIPOS DE PASSE

MAGNÉTICO  –  Quando o magnetizador doa do seu FLUIDO VITAL  (elemento básico da vida e se transmite de um indivíduo para outro – comentário q. nº 70 L.E.).

ESPIRITUAL  – FLUIDOS ESPIRITUAIS – Aplicado pelos trabalhadores espirituais e André Luiz nos diz que são Espíritos de condição moral elevada, que já desenvolveram  capacidade radiante, isto significa que já conseguem manter os pensamentos num contínuo de pensamentos positivos (Missionários da Luz – André Luiz).

MISTO – É o realizado nas Casas Espíritas, onde o passista encarnado trabalha em conjunto com um desses Espíritos passistas do mundo espiritual.



Todos nós somos auxiliados?

 Aqui cabe a nossa parte, porque a espiritualidade está fazendo a parte dela. E nós? Estamos atentos a exposição doutrinária, mudando a nossa frequência vibratória? Ou continuamos ligados aos nossos problemas do dia a dia? Muitas vezes ficamos ligados àquele obsessor que ficou lá fora da Casa Espírita. Ele não pode entrar mas pelo pensamento continua ligado a nós.

Vemos que esses momentos são importantes na nossa vida porque nós estamos nos oportunizando vibrarmos numa frequência mais elevada e assim trazendo a saúde para o nosso ser espiritual.

Também em nossa vida diária permitimos o amparo dos Espíritos Benfeitores quando temos o hábito da prece, da meditação, do trabalho no bem, porque senão as pessoas que não são espíritas, que não tomam o passe, nós diríamos que não são beneficiadas, que estão à revelia do amor divino, e isso não é verdade. Quem mantém pensamentos positivos se liga ao mundo espiritual superior.

–>Na Casa Espírita, após a palestra são realizados os passes, onde os passistas  doarão do seu Fuido Vital. Só precisa tomar esse passe quem se encontra realmente necessitado ( doenças, obsessões, em desequilíbrio emocional). No momento do passe continua a importância da atitude mental positiva de cada um dos pacientes, meditando sobre a palestra que ouviram; na disposição de mudar certos hábitos negativos; formando uma imagem bonita, que eleve os nossos sentimentos.

Pelas mãos as energias saem, elas não entram e por isso nós não precisamos colocar as mãos viradas para cima na hora do passe.

As energias vão entrar pelo chacra coronário, que é a nossa ligação com o mundo espiritual, é por aí que penetram as energias puras, vindas do mundo espiritual superior.

*Fonte: Orientação ao Centro Espírita – FEB /  O passe magnético – Salvador Gentile

—————————————————————————————————

O Que é Passe Espírita?

Por Marta Antunes de Moura (Vice-presidente da FEB, coordenadora nacional da área da mediunidade das Comissões Regionais do CFN).  Fonte: http://www.febnet.org.br/blog/geral/colunistas/o-que-e-passe-espirita/

Postado por:

Para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, a palavra passe apresenta vários significados, entre outros, é o “ato de passar as mãos repetidas vezes por diante ou por cima de pessoa que se pretende magnetizar ou curar pela força mediúnica.”[1]

O Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo conceitua passes como sendo movimentos com as mãos, feitos pelos médiuns passistas, nos indivíduos com desequilíbrios psicossomáticos ou apenas desejosos de uma ação fluídica benéfica. “(…) Os passes espíritas são uma imitação dos passes hipnomagnéticos, com a única diferença de contarem com a assistência, invocada e sabida, dos protetores espirituais.” [2]

O Espiritismo oferece uma visão mais abrangente do assunto que, resumidamente, podemos assinalar assim:

  • Passe é uma transmissão conjunta, ou mista, de fluidos magnéticos – provenientes do encarnado – e de fluidos espirituais – oriundos dos benfeitores espirituais, não devendo ser considerada uma simples transmissão de energia animal (magnetização).
  • A aplicação do passe tem como finalidade auxiliar a recuperação de desarmonias físicas e psíquicas, substituindo os fluidos deletérios por fluidos benéficos; equilibrar o funcionamento de células e tecidos lesados; promover a harmonização do funcionamento de estrutura neurológicas que garantem o estado de lucidez mental e intelectual do indivíduo.
  • O passe é, usualmente, transmitido pelas mãos, mas também pode ser feito pelo olhar, pelo sopro ou, à distância, por intermédio das irradiações mentais.
  • A transmissão e a recepção do passe guarda relação com o poder da vontade de quem doa as energias benéficas e de quem as recebe.
  • A cura verdadeira das doenças está relacionada ao processo de reajuste do Espírito, que pode extrapolar o limite de tempo de uma reencarnação, sendo o passe apenas um instrumento de auxílio.
  • Para prevenir-se contra enfermidades ou perturbações, não previstas na Lei de Causa e Efeito, é necessário que a pessoa defina e siga uma programação de melhoria moral, de esclarecimento espiritual.

Para Emmanuel: assim (…) como a transfusão de sangue representa uma renovação das forças físicas, o passe é uma transfusão de energias psíquicas, com a diferença de que os recursos orgânicos são retirados de um reservatório limitado, e os elementos psíquicos o são do reservatório ilimitado das forças espirituais. [3]

Referências

HOUAISS, Antônio e Villar, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2009.

PAULA, João Teixeira. Dicionário Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo. Volume III. São Paulo: Banco Cultural Brasileiro Editora, 1970.

XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008.


[1] Francisco Cândido Xavier. O Consolador, questão 99, pág. 84.

[2] João Teixeira de Paula. Dicionário de Parapsicologia, Metapsíquica e Espiritismo, pág. 57.

[3] Antonio Houaiss. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, pág. 1.443