Oficinas de trabalho

O DAPSE/NEES tem os seguintes projetos:

 GRUPO OFICINAS DE AMOR    

               O Grupo foi fundado em 1998 no Núcleo do Bairro Conde Vila Verde, então denominado “Sopão”, hoje conhecido por Núcleo Espírita Erna Schmidt – NEES. No início eram oferecidas para as mulheres frequentadoras aulas de alfabetização, pintura, tricô e crochê. Com o passar do tempo compreendendo outras necessidades da comunidade, o grupo Oficinas de Amor que já utilizava técnicas de aprendizado possíveis de serem empregadas no uso doméstico, reestruturou as suas atividades buscando novas metodologias que proporcionassem possibilidades de agregação de recursos ao orçamento familiar oportunizando a melhoria da qualidade de vida das assistidas.

        Esse novo modelo de trabalho se deu através de cursos em sistema de oficinas, disponibilizando o aprendizado de técnicas artesanais como crochê, tricô, bordado, costura, customização, pinturas e outros. Semanalmente, em média, são atendidas aproximadamente 40 pessoas mais as crianças que acompanham suas mães. As atividades ocorrem nas quintas-feiras, de março a julho e de agosto a dezembro de cada ano.

     Os produtos confeccionados pelas tarefeiras voluntárias e pelas assistidas são: panos de louça, tapetes, trabalhos em crochê, peças de roupa customizadas, bolsas de tecido, peças artesanais de vários tipos e comercializados junto à comunidade Espírita da Casa de Jesus através do Bazar e os recursos revertidos à manutenção dos custos e despesas necessários para a condução dos trabalhos.

           O  trabalho auxilia a comunidade com a transformação moral e espiritual e contribui para a construção de uma sociedade melhor, possibilitando também a agregação de recursos ao orçamento familiar e conseqüente melhora da qualidade de vida.

             As crianças que acompanham as assistidas recebem além do estímulo à coordenação motora e ao raciocínio, aulas de reforço escolar, para aquelas que estiverem frequentando a rede pública de ensino, visando o desenvolvimento intelectual, fomentando o gosto pela leitura e outras práticas educativas, além de atividades recreativas.

         São distribuídos alimentos, roupas, calçados e outros, suprindo as necessidades básicas e emergenciais, mediante registro e controle na respectiva Ficha de Distribuição. O programa também conta com a distribuição semanal de pão que serve de reforço alimentar. Quando necessário é realizado acompanhamento, com visitas em suas residências, pelos dirigentes do DAPSE.

                                                   GRUPO ANÁLIA FRANCO

 Foi fundado em 1996, já no Núcleo do bairro Conde Vila Verde. O objetivo do trabalho é dar assistência material, espiritual e cultural às Gestantes e seu filho, visando à promoção espiritual e social. Ao tempo da fundação, outros trabalhos assistenciais eram desenvolvidos na sede da Casa de Jesus (Rua 600), e as gestantes tinham que se deslocar de sua comunidade até Balneário Camboriú. Mais tarde visando facilitar a participação das assistidas, as atividades passaram a ser desenvolvidas nas instalações do NEES.

O programa destinado às gestantes inicia no terceiro mês de gravidez e permanecem até que o bebê atinja três meses. O período foi estrategicamente escolhido tendo em vista a dificuldade que as assistidas encontram para colocação no mercado de trabalho.

Semanalmente, em média, são atendidas 20 gestantes. O desenvolvimento dos trabalhos conta com uma programação doutrinária com temas do Evangelho Segundo o Espiritismo e outros temas tais como a higiene da mulher, do bebê, relacionamento familiar e responsabilidade dos pais. As atividades ocorrem às quartas-feiras e tem um ciclo de duração de nove meses. O programa também conta com aulas de Puericultura a fim de proporcionar às gestantes meios que facilitem o trabalho de parto, os cuidados com os bebês, além de esclarecer fatos relacionados ao planejamento familiar: aborto, métodos anticoncepcionais, DST, além de orientações sobre o pré-natal mediante acompanhamento médico, aplicação de passes e  distribuição semanal de uma cesta de alimentos.  As gestantes são devidamente cadastradas por voluntários, responsáveis pela coleta de dados sobre a família, filhos e as dificuldades existentes no lar, o que ajuda o grupo a entender melhor as necessidades das atendidas. Durante a permanência das gestantes na Instituição, voluntárias cuidam dos recém-nascidos (berçário) e outro grupo fica com as crianças de dois a seis anos, onde elas participam de recreação até a hora do lanche.

                                                                            GRUPO AMÁBILE

–  Junto ao Grupo Anália Franco    

Desenvolvimento do Trabalho:

1- Confeccionar roupas para crianças e recém-nascidos, destinadas à distribuição às famílias e gestantes carentes, assistidas pelos diversos Grupos de Trabalho vinculados ao DAPSE, no bairro Conde Vila Verde e na sede do CE Casa de Jesus.

2- Distribuir os trabalhos de confecção das roupas, composição e embalagem dos enxovais, entre as tarefeiras voluntárias presentes, segundo suas habilidades artesanais (corte e costura, crochê, tricô e outras);

  REALIZAÇÃO DE BAZAR

 Desenvolvimento do Trabalho:

1- Disponibilizar, em forma de bazar ou feira, o material recebido por doação (roupas, calçados e outros), que exceder às necessidades de atendimentos realizados ao longo do mês anterior.

2- Expor o material confeccionado pelas tarefeiras e assistidas;

3- Ao material disponibilizado será atribuído módico valor, porém, constatada a carência absoluta de algum interessado, sua necessidade deverá ser atendida com a dispensa de qualquer pagamento;

Na primeira semana de cada mês é realizado na sede da Casa de Jesus um bazar com produtos artesanais confeccionados nas Oficinas do NEES.