Histórico

Núcleo Espírita Erna Schmidt – NEES

Como tudo começou

Por volta do ano de 1989 um grupo de estudo espírita dirigido pelo Sr. Cid Cardoso tem a ideia de distribuir sopa para a comunidade carente do bairro Conde Vila Verde.

Dessa forma em 1992, o grupo de trabalhadores da Casa de Jesus, formado entre outros pelos irmãos Cid Cardoso, Álvaro Rey, Salvador Zazula, Waldir Dalla Nora Lutgardis Zazula, Roseli Dias, Rose de Pinho, Neide Cardoso e Nadir Dalla Nora, motivados pela fundadora dona Erna Schmidt, comprometidos com o Divino Mestre e com a Doutrina Espírita, propuseram-se a preparar e distribuir sopa aos moradores do bairro Conde Vila Verde e Monte Alegre, visando o alívio do sofrimento material.

Quando o trabalho iniciou, a sopa era preparada pelos trabalhadores, na casa de um deles, levada de Kombi até o bairro e estacionada embaixo de árvores.

Com o passar do tempo à famosa Kombi da Sopa já era conhecida e esperada pelas crianças e pelos pais que aos poucos iam se aproximando e eram beneficiados com o alimento.

Em várias ocasiões chegaram a ser atendidas em um único domingo mais de 400 pessoas.

O grupo que iniciara apenas com o singelo propósito de servir sopas no meio das ruas para a comunidade carente estavam servindo de instrumento para a espiritualidade superior e com isso dando início ao grandioso projeto de assistência social que viria a se transformar em uma grande oficina para o exercício da caridade e amor ao próximo, conjugando a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária.

As atividades do Grupo dos Sopistas ocorrem durante todo o ano e sem interrupção. Em função disso esse grupo é dividido em quatro equipes de voluntários que dentro de uma programação pré-estabelecida se responsabilizam semanalmente pelas atividades realizadas nos domingos no NEES. Cabe a cada grupo a responsabilidade pela aquisição e distribuição do lanche para as crianças que a mais de três anos substituiu a tradicional sopa. A equipe também fica responsável pela recepção dos assistidos e organização geral das atividades que também conta com equipes de evangelizadores que doutrinam as crianças e mães frequentadoras do domingo.

Em 1994 foram cedidos dois terrenos pela prefeitura de Camboriú, onde trabalhadores voluntários construíram a sede da Casa da Sopa, popularmente conhecida por uns como “Sopão” e por outros como “Centrinho”; atualmente é denominado Núcleo Espírita Erna Schmidt – NEES.

Os grupos se reúnem semanalmente às14h no NEES e geralmente permanecem até às 17h30m, após a avaliação das atividades do dia e a prece de encerramento.

Certamente que hoje em dia a necessidade material não é mais o fator principal que leva a frequência da comunidade para o NEES e sim o consolo espiritual, o calor humano e o amor que é o principal tempero utilizado para o trabalho.

O trabalho é aberto a todos que o desejem conhecer. Basta procurar os coordenadores do grupo ou se apresentar diretamente no NEES todos os domingos às 14h.